Biblioteca José Saramago

    Na freguesia onde o português galardoado com o Prémio Nobel da Literatura nasceu, José Saramago, podemos encontrar a Biblioteca com o seu nome, inaugurada em Setembro de 2002.

    Localizada ao lado das Piscinas Municipais, a Biblioteca é um espaço amplo que apresenta as seguintes áreas funcionais: recepção/serviço de referência; sector de periódicos; sector de leitura infanto-juvenil; sector de leitura geral/adultos, espaço audiovisual, espaço Internet e a sala de reuniões (acesso restrito).

    Tendo como objectivos gerais promover hábitos de leitura entre a população, proporcionar o acesso gratuito à informação e ao conhecimento, ser um pólo dinamizador de animação cultural lúdica, os utilizadores podem requisitar domiciliariamente os livros e os documentos audiovisuais (cassetes VHS e DVDs), que também podem ser consultados localmente, tal como os periódicos (revistas e jornais regionais e nacionais). No espaço Internet, estão disponíveis 8 computadores com acesso à Internet e com os programas básicos para criar/imprimir documentos (impressão sujeita a pagamento). Para os mais novos, existe um espaço reservado onde podem brincar livremente.